Sunday, October 07, 2012

Voto Justificado

Eleitor pode justificar voto online na eleição

Mais uma novidade anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai facilitar a vida do eleitor que está longe de seu domicílio: a justificativa de voto online. Quem precisar justificar o voto em 3 de outubro poderá preencher e imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral no endereço www.tse.gov.br, no link Serviços ao Eleitor.
A página pode ser baixada em dois formatos: doc e pdf. Depois de preencher o formulário, o eleitor tem que imprimir o documento e assiná-lo na presença de um mesário nos locais de votação que estejam autorizados a receber a justificativa. No ato da entrega, o eleitor terá que apresentar o título e um documento de identidade com foto.
Serão aceitos pelo TSE a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou passaporte.
Quem não puder justificar o voto no dia da eleição terá prazo de até 60 dias para entregar o formulário em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Se não puder fazer isso neste prazo, deve enviar a justificativa, pelo correio, ao cartório da zona eleitoral na qual for inscrito.
 



No comments: