Saturday, October 28, 2006

Cobertura das Eleições

Assista ao vivo pela TV Senado

Eleição de 28/10/2006

Ontem assisti ao debate de Alckmin e Luiz Inácio, confesso que gostei da aplicação e forma do debate, colocando o povo frente a frente do candidato. Dentre todo o debate me preocupou ainda mais o questionamento do Alckmin ao Luiz Inácio sobre um contrato, acordo, não sei bem para a liberação da ocupação da nossa Amazônia por empresas (ONGs) nacionais e internacionais durante um período de trinta anos podendo ser prorrogados. Assim confirmamos que nosso atual presidente estará vendendo a Amazônia como tantos outros?
Gostaria de poder ler na integra a Lei, de n° 7.492/02, que fala sobre este assunto se alguem puder enviar-me, por favor, fico aguardando.
links do assunto:

http://rettip.blogspot.com/2006_07_01_rettip_archive.html

http://pdf.wri.org/amazon_chap2.pdf


DEBATE:

28/10/2006 - 00h54
Eleitores trazem o dia-a-dia para debate dos presidenciáveis na Globo
Cris GutkoskiDa Redação, em São Paulo

Na antevéspera da eleição, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) foram confrontados em debate na Rede Globo num formato diferenciado dos três encontros anteriores no segundo turno. Nos três primeiros blocos, o petista e o tucano responderam perguntas de 12 eleitores indecisos sobre vários temas.
Vindos de diversos Estados, os participantes trouxeram questões do dia-a-dia da população, como os temores sobre a Previdência, os altos custos dos impostos para microempresários, os problemas de saneamento básico que inundam residências em época de chuva. O tema da corrupção surgiu na pergunta de um lavador de automóveis de Porto Alegre.
Lula e Alckmin caminharam e gesticularam bastante no cenário. Por várias vezes, o presidente se aproximou do adversário, a ponto de tocá-lo.Esta foi a quarta vez que os presidenciáveis se confrontaram na TV no segundo turno.
O primeiro debate foi realizado pela Bandeirantes, em 8 de outubro, quando pela primeira vez um presidente em exercício do cargo, em campanha, se submeteu a um confronto ao vivo para grandes audiências. Depois, as emissoras SBT e Record promoveram os seus, em 19 e 23 de outubro, respectivamente.
Com mediação de William Bonner, o formato na Globo se diferenciou dos demais, ao acomodar no cenário eleitores indecisos, e não apenas candidatos e jornalistas. Os 80 eleitores foram selecionados pelo Ibope a partir de um grupo inicial de 300 pessoas.
O debate se realizou na antevéspera do pleito, e um dia após três institutos de pesquisa (Ibope, Sensus e Vox Populi) apontarem vantagem de Lula de mais de 20 pontos sobre o seu adversário.